Michele Zotti de Almeida
Bebê: Isaac
Não posso começar esse relato sem antes escrever a extrema diferença que fez tudo o que eu li, estudei, pesquisei sobre a gestação, parto e pós parto. Me senti muito segura em todas as etapas por que afinal, sabia o que estava por vir em cada fase, por mais que a teoria nunca venha a superar a pratica. Aquela frase, "na prática é tudo diferente" pra mim se tornou um mito e ela inibe muitas pessoas de buscar se preparar! Se existe a teoria é por que a prática já foi desvendada.
Fez toda a diferença os livros que li, relatos, matérias, curso, "aprendendo a ser mamãe", curso que fiz com a minha querida doula Tiffany Buchmann, tudo isso fez extrema diferença tenho certeza. E vou falar, não foi só eu que me preparei mais meu amado esposo Rogério também buscou conhecimento e foi crucial para essa nossa nova jornada.
Enfim, meu preparo para a chegada do Isaac aconteceu durante dois anos e pouco antes, então ele veio.
O Isaac chegou de "surpresa" embora já estivesse sendo esperado. No dia 19 de julho vi seu coraçãozinho batendo dentro de mim, que mágico, coisa de Deus com certeza! Nesse momento eu já estava com muito mal estar e ele durou até que completei os 3 meses ou 14 semanas. Aliás, falando em semanas, a vida passou a ser contada em semanas, hehehe.
Depois que acabou o mal estar minha gestação se tornou um mar de rosas, foi bom demais e a cada ultrassom, cada movimento na barriga, cada soluço, o amor aumentava.
O parto, o parto era meu momento mais esperado e sonhado, eu estava certa do que queria e como queria e busquei tudo isso com o Rogério. Se tivesse ficado de braços cruzados não teria acontecido, por que o sistema não te leva a isso. Meu sonho era e ainda é um parto domiciliar, não foi dessa vez mas foi do jeito que tinha que ser e foi perfeito pra mim. Foi tudo muito rápido. Na segunda-feira saiu o tampão mucoso, na quinta-feira comecei a sentir uma leve cólica como de menstruação, sexta-feira logo que acordei já sentia as contrações fora de ritmo, os chamados, pródromos, estava chegando a hora! Resolvi um monte de coisas nesse dias por que sabia que não ia passar daquele final de semana. E não passou.
A noite conversei com a Ty e avisei que as contrações continuavam fora de ritmo e fiquei de ir informando, meia noite comecei a marcar minhas contrações, a cada 10 minutos uma contração, coloquei em prática o que aprendi em um curso com a Ty sobre como lidar com o trabalho de parto, vocalização, posições e fez toda a diferença! Como é bom ter conhecimento, Jesus mesmo disse, claro que para outro contexto, "meu povo perece por falta de conhecimento." 1h da manhã as contrações estavam a cada 5 minutos, 2h era a cada 3 minutos e só ai caiu minha ficha, estou em trabalho de parto, vai nascer! Tanto é que nem avisei a Ty que provavelmente nesse momento já estaria na minha casa me ajudando, mas foi muito tranquilo. Tudo o que aprendi realmente me proporcionou estar no controle da situação.
Enfim, exatamente 2h39min o Rogério escreveu no nosso grupo do com todos os envolvidos com o nascimento do Isaac. "A Bolsa da Michele estourou!" Uhul, está chegando a hora, que momento único, simplesmente fantástico!
Agora sim as contrações se intensificaram, como eu sempre falo, "ficou intensa a coisa". A cada 1 minuto uma contração e ali pude sentir a dor do parto de fato. Fui pra baixo do chuveiro e de la não conseguia mais sair, se tivesse ficado ali por mais um tempinho com certeza o Isaac teria nascido e meu sonho se realizado!
O Rogério foi super presente nesse momento e tomou as rédeas da situação, me ajudou a sair do chuveiro terminou de arrumar minhas coisas pra levar pra maternidade, eu não tinha deixado tudo tão pronto ainda primeiro por que eu achava que o Isaac viria na próxima semana e segundo por que acho que inconscientemente eu ainda não queria precisar fazer "mala de maternidade".
Enfim, fomos! O Rogério foi ninja, chegou super rápido, 3h10min chegamos.
A médica que me examinou deu um sorrisinho e disse, "já vai nascer, está com dilatação total"! Muito 10, eu achava que devia estar com os terríveis 7 cm por causa da intensidade da dor mas eram 10 cm, que benção!
Fui para a suite de parto humanizado, minha melhor escolha, eu estava no lugar onde me proporcionava segurança e alegria em estar ali, a Ty já estava lá, já tinha colocado a banheira pra encher e eu já entrei e de lá não sai mais, logo meu querido obstetra chegou, super paciente, foi um presente de Deus nesse momento. Em seguida chegou o pediatra do Isaac, pessoa impar! Ok, tudo perfeito agora é só o Isaac nascer, essa foi a parte que achei mais difícil, o expulsivo. É o divisor, pra mim foi, foi o momento que dividiu a minha história, o antes e o depois, minha vida não seria mais a mesma. Eu teria alguém pra cuidar e amar, pra sempre.
E esse momento de preparo emocional durou 2h, pois às 5h25min daquela linda manhã de sábado o Isaac nasceu! Momento perfeito, tudo o que eu sonhei, um parto respeitoso em que eu fui a protagonista, não recebi nenhuma intervenção, foi 100% natural, o Isaac saiu da água pra água, que também era um sonho meu.
E ali naquele momento foi o Rogério eu e o Isaac, e o tempo parou, ele veio direto para os meus braços, deu uma olhadinha pra cima como quem queria conhecer a mamãe que o carregou por tanto tempo, depois resmungou um pouquinho e ali ficamos, sem corte de cordão umbilical, sem pesar, medir, aspirar, lavar, sem coisas desnecessárias. Só o necessário para aquele momento, o Amor!
O Isaac não saiu de perto de nós por nenhum momento, e continua assim até hoje, está aqui dormindo do lado da nossa cama e eu aqui vivendo as 3 primeiras horas do meu primeiro dia das mães! Estou amando essa vida, o Isaac dorme muito bem, mama muito bem e não teve cólicas, Deus foi muito bom comigo! Agradeço a ele por me permitir viver tudo isso!
Agradeço ao meu amado esposo Rogério, meu cúmplice, meu porto seguro, meu primeiro presente de Deus!
A querida Ty, minha doula, por todo o conhecimento que recebi de você e por sua inteira disponibilidade, por me aguentar falando sobre parto domiciliar, hehehe.
A minha obstetra, não foi possível você estar nesse momento mas te agradeço pela tranquilidade que me passou sobre como seria esse dia e toda a atenção que sempre me deu.
Ao meu obstetra, pessoa super bem humorada, humana, foi uma benção de Deus!
Nosso pediatra, pessoa impar, o melhor pediatra que o Isaac poderia ter! Eu estava super tranquila por saber que ele estava sob os seus cuidados!
Juliana Cassolato, pela atenção, disponibilidade, orientações e consultoria sobre amamentação. Foi de grande auxílio!
E por fim, agradeço a minha família por todo o amor e carinho! Amo vocês! Ademir Zotti, Dinalva Bonato Zotti e Matheus Victor Zotti.
“Tanto é que nem avisei a Ty que provavelmente nesse momento já estaria na minha casa me ajudando, mas foi muito tranquilo. Tudo o que aprendi realmente me proporcionou estar no controle da situação."
Michele Zotti de Almeida



